Patrícia Tavares

Minha foto
Barueri, São Paulo, Brazil
Formada desde 1996 - Mestre em Medicina Biofotônica. Especialista em Ortodontia, Ortopedia Funcional dos Maxilares, DTM e Dor Orofacial e Harmonização Orofacial, Pós Graduada em Sono - Einstein, Pós graduando em Periodontia. Invisalign Doctor Diamante, Angel Aligner Doctor. Habilitada em Laser Odontológico pela USP. Atendimento de Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos. Tratamentos com Alinhadores invisíveis, Aparelhos Removíveis, Aparelhos Fixos, Preparos Cirúrgicos, Aparelhos para melhora de DTM, Bruxismo, Ronco e Apnéia do sono. Odontóloga por amor! Dentista que salva dentes!

domingo, 13 de abril de 2014

BRUXISMO EM CRIANÇAS

BRUXISMO EM CRIANÇAS

Pesquisa de Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, ligado a Universidade de São Paulo, indica que bruxismo em crianças é o terceiro maior motivo para pais procurarem dentistas para os filhos. Entenda o problema e o que pode ser feito:

EM BUSCA DE TRATAMENTO:


O QUE É?
O bruxismo é caracterizado pelo ranger e pelo apertar dos dentes, enquanto a pessoa dorme.



CAUSA
O gatilho pode ser emocional, psicológico, sistêmico ou de deficiência nutricional, além de stress, problemas respiratórios, interferências dentais e até genético.



DIAGNÓSTICO
Por ser um problema progressivo -ranger de noite e apertar de dia-, geralmente o diagnóstico é feito apenas se o paciente perceber a tensão, se alguém ouvir o barulho durante a noite ou depois que surgem os problemas mais sérios.

SURGIMENTO
Geralmente ocorre a partir dos 3 anos, quando a dentição está completa.

PREVENÇÃO
Consultas regulares ao dentista.

SINTOMAS
- Compressão das arcadas dentárias e dos músculos mastigatórios (masseter), 
- Ranger dos dentes durante o sono, 
- Sinais de desgastes dentários, 
- Aumento dos músculos ao redor da boca e nas têmporas, 
- Dores de cabeça recorrentes, 
- Estalos na região dos ouvidos (ao abrir a boca).

COMPLICAÇÕES
- Perda dentária, dor muscular, complicações nas estruturas que compõem a articulação temporomandibular, além de dores na cabeça e face.
- O ranger diário e repetitivo provoca desgaste nos dentes, o que    pode comprometer a saúde bucal.
- Os movimentos criam tensões e sobrecargas enormes sobre as articulações temporomandibulares, o que pode levar a desgastes articulares.
- Também ocorrem dores ao mastigar, dores de ouvido e, até mesmo, dificuldade de abertura de boca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário